quinta-feira, 8 de agosto de 2013

En bok på norsk: Tornerose og Blåklokkebarn

    Hei alle!

    No começo do mês passado eu recomecei o curso de norueguês, depois de um intervalo de sete meses. Ingressei no terceiro e último nível. E, este é um momento mais do que oportuno para inaugurar outra coluna aqui no blog: "en bok på norsk" (um livro em norueguês).
    Vou tentar falar sobre livros em norueguês, que de preferência sejam de autores escandinavos, ou pelo menos que não sejam tão divulgados em português. No começo confesso que os livros vão ser mais básicos, provavelmente com histórias previsíveis, mas como vou tentar lê-los, pelo menos em parte, ainda não vai dar pra colocar nada muito profundo ou que requeira um nível fluente da língua. Espero que dê certo!

    Então, pra começar, vou falar sobre os dois livros em norueguês que tenho. Um é um clássico infantil, versão Disney, e outro um romance histórico, estilo banca de jornal no Brasil. Eu sei, eu sei, nada muito empolgante, mas os começos são sempre mais hesitantes.

    Comprei Tornerose (A Bela Adormecida) quando ainda estava no primeiro curso de norueguês. A professora tinha nos dado a tarefa de escolher uma história que gostássemos e a resumíssemos em norueguês. Motivada com a ideia, fui dar uma olhada nas livrarias e achei esse exemplar colorido e encantador.


    O livro é pra crianças mesmo, com grandes e coloridas figuras e textos enxutos. Mas, mesmo já sendo bem grandinha, deu pra sentir a magia da história.
    Em norueguês, os contos de fada se iniciam assim: "Det var en gang, ...", algo como o nosso "Era uma vez..."
    E, terminam: "Så levde de lykkelige alle sine dager." ou "Snipp snapp snutte, så var eventyret ute.", que seriam "E eles viveram felizes para sempre." e "Snipp, snapp, snutte, acabou-se a história."

    O segundo livro foi uma compra de impulso do mês passado (já contei aqui), estava no mercado fazendo compras e meu olhar acabou parando na seção de revistas e livros, achei esse título, o primeiro de uma nova série de romances que vão ser lançados durante o ano. Como tenho que ler mais em norueguês mesmo, e o preço estava convidativo, meros kr 29,00! O nome do livro é Blåklokkebarn, da série Rebekka.




    A história é passada nos final da segunda metade do século XIX, na região de Lofoten, um arquipélago no extremo norte da Noruega, acima do Círculo Polar Ártico.
    A descrição da série é curta, Rebekka é a filha do gerente do armazém geral, que tenta mas não consegue suprir todos os anseios da filha, que perdeu a mãe ainda menina. Rebekka é uma jovem amorosa e que se preocupa com todos aos seu redor. Mistério, romance e drama numa época excitante!


    Ainda estou muito no comecinho da história pra poder ter alguma opinião sobre o livro, mas já estou aprendendo um monte de palavras novas! O que no mínimo já o faz valer a pena.

    Boas leituras pra vocês!
    Ha det!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário