domingo, 16 de fevereiro de 2014

Li até a página 100 e... #03 - Quiet

    Hei hei!!


    Hoje voltei com a meme 'Li até a página 100 e...' pra contar um pouquinho da minha leitura de Quiet.
    Eu tecnicamente ainda não cheguei na página 100, estou na 94, porém como acabei a primeira parte do livro acho que é uma boa hora de comentar um pouco sobre ele, então adaptarei um pouquinho a meme.



Livro:  QUIET
Autor:  Susan Cain


Primeira frase da página 94:
“(...) Our schools should teach children the skilss to work with others - cooperative learning can be effective when practiced well and in moderation - but also the time and training they need to deliberately practise on their own. (...)”


Do que se trata o livro?
   Esse livro fale sobre o poder e a posição dos introvertidos na sociedade de hoje. Inicia contando um pouco sobre o histórico do "Ideal da Extroversão" e como a sociedade ocidental foi trocando a "Cultura do Caráter" pela "Cultura da Personalidade".
   A autora fez várias pesquisas de campo, de estudos e pesquisas e faz uma análise de como esse fenômeno atinge a sociedade como um todo, mostrando vários aspectos do lado negativo de se superestimar tanto a extroversão em detrimento da introversão.
   O livro também entre um pouco na parte da biológica dos introvertidos bem como na influência que o ambiente tem sobre eles, e na parte final tenta trazer dicas e formas para se aproveitar as qualidades que esses "isolamento" e "reflexão" voluntários trazem.


O que está achando até agora?
   Estou achando muito interessante, e reconhecendo vários pontos levantados pela autora. Eu realmente acho que o extrovertido está sendo super valorizado na nossa sociedade e ler sobre isso vendo como um balanço é possível e benéfico para todos está sendo muito bom.
   


Melhor TRECHO até agora:
"Introversion - along with its cousins sensitivity, seriousness, and shyness - is now a second-class personality trait, somewhere between a disappointment and a pathology. Introverts living under the Extrovert Ideal are like women in a man's world, discounted because of a trait that goes to the core of who they are. Extroversion is an enormously appealing personality style, but we've turned it into an oppressive standard to which most of us fell we must conform." - pag. 4


Vai continuar lendo?
   Irei sim, a leitura além de interessante tem me fornecido informações e compreensões de algumas coisas. Contudo esse não é um livro que tenho pressa de terminar, quero aproveitar, refletir e absorver os vários pontos levantados pela autora.



   Ainda estou no primeiro terço do livro mas já encontrei muita coisa para se pensar sobre.



Última frase da página:
 “(...) That was what collaboration meant for Woz: the ability to share a donut and a brainwave with his laid-back, nonjudgmental, poorly dressed colleagues - who minded not a whit when he disappeared into his cublicle to get the real work done.


    Esta coluna foi criada pelo site Eu Leio e Conto.

    Ha det bra!

Um comentário:

  1. Ola só não vou dar nem bom dia, nem boa tarde nem boa noite porque não me ligo em fuso horário mas aqui no Brasil é dia, gostaria de pedir um favor a você, sou um cara apaixonado e vou fazer um ano de casado em março e gostaria de fazer uma surpresa para minha mulher ela sempre fica na duvida se eu a amo e eu que queria de alguma forma mostrar isso para ela e pensando nisso queria mostrar que só quem não sabe que eu a amo é ela mesma, minha ideia é a seguinte...
    ...Quero fazer um video mostrando fotos de pessoas pelo mundo mostrando um papel ou cartas com o seguinte dizer : Lulu todos aqui “Nome do lugar ” sabem que o Denis te ama.
    Por favor se você puder me mandar uma foto sua nem precisa mostrar o rosto se não quiser ai onde você está com esses dizeres eu agradeço , to com o tempo um pouco apertado mas sei que vai dar certo.
    email para envio das fotos: denismarden@gmail.com
    Att. Denis Marden

    ResponderExcluir